terça-feira, 2 de junho de 2015

Leitura para leitores...


    Esse post foi escrito ao som de um álbum de Lana Del Rey, em uma madrugada um tanto triste, para falar sobre algo delicado.
    Por que você lê?
    Sejam aqueles iniciados na leitura desde pequenos ou os que começaram bem depois, gostaria de saber se o que mantém vocês vidrados nas nossas amadas páginas vai além de apenas se distrair.
   Ganhei meu primeiro livro aos doze anos, achei que talvez ele tivesse páginas demais, que talvez eu me entediasse na metade e deixasse para lá.

    Acabei lendo em uma semana.
    Depois dele outros vieram e depois mais outros e outros até que eu tomasse consciência que ler não era só um hábito, mas sim algo importante para mim. 


    Um livro é uma janela para outro mundo e a porta para a mente de alguém. Ler é conseguir viver momentos que nem são seus, amar e torcer por pessoas que nem existem, lutar causas que não são suas para depois, no fim de tudo, fechar a capa do livro e levar um pedacinho daquela história com você (ou deixar um pedacinho seu nele hehehe acontece em alguns casos).
     E isso, por incrível que pareça, vai além de parecer ou ser intelectual, não é essa a questão, nunca foi.
     Literatura se trata de amor, de ideias revolucionarias, ou de histórias que valem a pena serem contadas.
     Acho que lembrar disso é válido.
     Beijos, Beank.




Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Amei seu texto, eu também comecei a me aventurar cedo no universo literário e cada dia que passa me sinto mais e mais apaixonada.
    Bjos e sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  2. Ler é conseguir viver, verdade! Parabéns, continue escrevendo. :)

    ResponderExcluir
  3. Bonito seu texto. É isso, não lemos pra sermos melhores que ninguém, apenas pq precisamos da leitura, como de ar, de água, de comida. Ler nos é vital. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bianca! Concordo com você!
    Na verdade, essa pergunta parece simples, mas é bem complexa, né? A leitura é uma experiência individual, que transcende as páginas dos livros e nos leva a viver histórias além da nossa realidade. Adoro abrir um livro e me transportar para outros períodos históricos, para lugares míticos, universos mágicos... enfim, não há nada como ler!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Beank!
    Concordo com você, quando você diz que lê é uma janela. E é isso que fez eu me apaixonar pela leitura. O fato de podermos viver e presenciar tantas experiencias através das páginas. Acho uma coisa tão preciosa, por mais boba que seja a história, uma leitura é sempre uma leitura e vai sempre te levar a um mundo novo, uma historia nova, um novo ponto de vista das coisas. Só quem realmente lê e gosta destas experiencias, sabe o que é isso.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Eu me lembro que meu primeiro liiiivro mesmo foi as 16 anos e até hoje releio ele. Parabéns pelo texto. Acho que a leitura é mágica nos leva para diversos lugares e nos tranforma.
    Amei o texto!!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Amei!♥
    Com certeza uma casa sem livros é como uma casa sem alma.
    E ler nos faz viajar sem sair do lugar, às vezes quero ajudar àqueles que não tem o hábito da leitura para que eles sintam o mesmo que eu quando ler.
    Bjos, Carol.
    http://anamatosferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Bianca, tudo bem??

    Gostei bastante do seu texto e sintetizou tudo o que eu sinto quando estou lendo. Eu leio principalmente para me distrair, ter uma fuga do meu mundo, conhecer outros lugares, outros planetas, outros mundo, outras culturas. Me emocionar por uma história que não é a minha, mas ao ler, ela se torna um pouco minha. Me apaixonar por pessoas que não são reais, mas no momento que eu estou lendo, elas se tornam tão reais para mim quanto minha mãe ou meu pai. Eu leio para me divertir, para aumentar meu vocabulário, me transformar em uma pessoa melhor. Enfim, ler me faz feliz, e enquanto eu puder ler, serei uma pessoa feliz.

    Já estou seguindo o blog, e vi que você tem perfil no Nyah *-*, depois dou uma passada nas suas fics e vi que você é fujoshi (toca aqui o/\o)... não entro tanto no Nyah como antigamente, mas de vez em quando dá uma saudade e vou correndo ler algumas fics.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Desde quando me entendo por gente meu pai me deu livros de presentes e leu comigo. Sou neta e filha de escritor por isso sempre me ensinaram que os melhores amigos são os livros.
    Gostei do post.
    PS- Sou fã da Lana
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Não me lembro da idade que comecei a ler, mas era bem nova. Continuo lendo exatamente pelo que você disse, por poder viver num mundo onde não posso e poder aproveitar momento que não são meus. A vida real não me satisfaz, agora me senti uma drogada e meu entorpecente é a leitura ♥ hahaha

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir


©