quinta-feira, 21 de maio de 2015

Nós decidimos o que você deve ler!

   Sabe, pensei muito sobre como começar o blog, os textos que podia fazer ou se começaria direto com uma boa e velha resenha, mas decidi que não. Vou começar falando sobre um assunto que vem me causando certo descontentamento.
     Best sellers.
     Tem uma lista enorme de gente que afirma e bate o pé dizendo que literatura só é válida quando ela acrescenta algo a você, e eu concordo. Dou total razão.
     Mas me faz um favor e defina acrescentar.
     A leitura já é um acréscimo por si só.
     Hoje em dia o que mais vejo são críticas. Pessoas dizendo o que devemos ou não devemos ler e rotulando.
     “Leu 50 Tons de Cinza? Ih, não sabe o que é bom de verdade!”
     “Leu A Culpa é das Estrelas? Modinha, vai ler um livro de verdade.”
      Acontece, caro amigo, que estes são livros de verdade como qualquer outro. O que mais tem por aí é gente preocupada com o que os outros leem e como leem, discussões assíduas sobre significados ocultos e filosóficos em cada frase do autor, falam sobre qualidade como se a palavra fosse criada por eles mesmos e não foi. Me passa pela cabeça que talvez essas pessoas tenham esquecido qual a base da escrita, do motivo pelo qual gastamos dinheiro, tempo, as vezes lágrimas e sorrisos com livros, que é pela história. E sinceramente, você não escolhe o que lhe toca, simplesmente acontece. Não podemos decidir o que é bom ou ruim como leitura para um terceiro porque não sabemos o que o faz rir ou chorar.
      Bom e ruim são palavras relativas.
      Caso sua preocupação seja com os pensamentos profundos aos quais a leitura deve te levar (coisa que alguns livros não proporcionam) fique calmo, não acho que um leitor começa a vida literária por 50 Tons e termine somente com ele.
      Beijos, Beank

Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Concordo contigo, qualquer tipo de leitura, já acrescenta algo para quem leu, nem que seja apenas na área da gramática.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. É tudo fruto da vontade do ser humano, de fazer parte de um grupo e ao mesmo tempo ser superior ao seu igual, a psicologia possui várias teorias sobre isso, o marketing ou as ciências sociais também, não importa o ponto de vista, o ser humano no geral, sempre procura se destacar e se sentir único ou diferente, e o que mais único e diferente do que consumir algo que, teoricamente, te torna superior aos outros? o que eu escuto é música, ou que eu leio é literatura o que eu acho "bonito" é arte. tudo depende da vontade de ser diferente e importante, o capitalismo em si sabe disso e usa e abusa para fomentar as vontades de superioridade das pessoas a ponto de gerar lucro e mais lucro. Hoje em dia, é impossível juntar 5 pessoas totalmente iguais, em termos de gosto, por que a pessoa "x" pode gosta de um tipo música igual a pessoa "y", mas ambas gostam de tipos diferentes de literatura, e acham que a suas leituras são mais virtuosas. Não é algo que possamos conscientizar. pura e simplesmente, creio que nesse caso, e em muitos outros da vida, o negócio é ignorar e tirar seu melhor proveito do que se estar fazendo, mesmo que outros digam que aquilo ali não é "virtuoso". Quem realmente sabe o que quer, e gosta, ignora, ou pelo menos, deveria. Não existe livros ruins ou leitores ruins, só gostos e épocas diferentes.

    XD

    Desculpa o comentário longo.

    Obrigado

    Curte a page:
    https://www.facebook.com/NoobStore
    segue:
    https://twitter.com/NoobsBlog
    e confere o blog:
    http://noobse.blogspot.com.br/

    Tkz!

    ResponderExcluir
  3. Oi Beank!
    Concordo plenamente.. Quem decide o que deve ou não ler tem que ser o próprio leitor..
    Tenho um post bem bacana sobre literatura de entretenimento no meu blog onde comento que me parece existir uma “elite literária” que prefere uma população carente de leitura (como é o caso do Brasil) a uma população de leitores da literatura de massa. É no mínimo um contrassenso. Pra não dizer bizarro.
    Como vc mesma disse cada um sabe o que cada obra acrescenta a si....
    E há espaço para todos os genêros...
    Parabéns pelo post!

    Bjo
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  4. Os livros que você citou são livros sim, acho que o debate sobre alguns é outra coisa, porém não concordo quando terceiros tenta delimitar o que cada pessoa deve ler pautado num linha de raciocínio burguesa de verdade absoluta. Seu texto ficou muito bom, esta semana, li com desprazer um texto num desses jornal porcaria discorrendo sobre os livros de pintar, mas dizia tanta porcaria, tanta asneira que acredito que o jornalista deveria receber para ficar em silêncio é um bem a humanidade. Cada um lê o que quer...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!!


    Ai esse debate me dá uma preguiça sabe? As pessoas são tão chatas com esse negocio de que: ah isso não é bom, isso não leitura, isso é mimimi. E esquecem que cada um lê e se identifica com o que quer. Qual é a dificuldade de aceitar o gosto alheio né?
    Gostei muito do seu primeiro post! Sucesso ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Beank!
    Concordo plenamente com o que você disse. Um livro é um livro e por si só já traz uma bagagem para o leitor, por mais "fútil" que seja. Desde histórias em quadrinhos, romances de banca, bestsellers, até literatura clássica, qualquer tipo de leitura é melhor que leitura nenhuma!
    Ótimo texto para começar um blog. Sucesso!
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  7. Bom, eu sempre sigo a minha vontade para ler algo e não leio um livro apenas porque milhares já leram, eu até prefiro ler livros que nunca vejo pela mídia e tal. Mas acho que cada um deve ler o que quer, o que gosta e o que o torna feliz, essa coisa de pessoas ficarem dando rótulos para a pessoa pelo que ela lê é uma palhaçada, ninguém é melhor que o outro porque lê apenas clássicos, ou é mais descolado porque só lê modinhas. Sei lá, literatura pra mim é qualquer livro, toda leitura pra mim é válida. Como você mesmo disse mais acima, seja revista em quadrinhos ou um livro de 500 páginas, toda leitura é válida.

    Ótimo texto.



    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Bianca!
    Concordo com o que você escreveu!
    Literatura, antes de tudo, deve ser fonte de prazer! Leitura deve ser um momento agradável que leva a reflexões e que é singular para cada um. O que me agrada não necessariamente agrada a outro leitor. E best-sellers são best-sellers por uma razão, né? Vendem porque agradam muitas pessoas! E a partir daí, cada um traça a sua trajetória literária que tem a ver com a sua própria identidade.
    Ótimo começo para o blog, vou acompanhar!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Concordo com você em gênero, número e grau!
    Acho que cada um deve ler o que quiser, quando quiser, como quiser... independente de ser modinha ou não.
    Eu mesma tinha uma certa "cisma" com determinados livros que estão "na moda", acabava evitando a leitura por estar saturada de tanta gente falando sobre tal livro... Mas se o livro é bom, porque não dar chance a ele? E é por isso que sempre acabava lendo a tal "modinha" que ignorava no início... E vou confessar que muita vezes eu me arrependi de não ter lido antes!
    Sendo assim, a literatura SEMPRE acrescenta e deve ser um momento de prazer. Divertimento acima de tudo!
    Ótimo começo para o blog!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Eu te dou total razão. Nós mesmos devemos decidir o que ler, cada um tem uma opinião diferente a respeito de um livro, e devemos respeitar a opinião alheia.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Acontece que as pessoas por terem gostos distintos querem impor esses gostos para todas as outras pessoas e quando alguém lê algo que todos estão lendo, dizem que é modinha. Eu super detesto esse lance de falar que um livro virou modinha e só por isso ele é ruim, não tem nada a ver, todos os livros são bons a sua maneira, eu não gosto de 50 tons, por exemplo, mas nem por isso saio falando mal de quem le e gostou.
    As pessoas esquecem algo fundamental, que é o respeito!

    Beijos!
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  12. Eu acho um saco preconceito literário! Tem gente que vive falando disso e daquilo, não lê isso, lê aquilo e blábláblá.
    Cada um tem que ler oque quiser e gostar e ponto! Seja os tão amados clássicos ou os contraditórios clichês, cada um tem um gosto e simplesmente tem que respeitar!
    Não é porque uma pessoa leu determinado livro que você não gosta que ela é pior que você ou que você pode julga-lá, enfim, acho que o respeito deve ser o princípio de tudo....
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Otimo post!!
    Esse preconceito literário é fogo! Tem gente que se acha o nerd e o leitor, por só ler autores renomados, outros dizem vc é fraco, pq vive de infantojuvenil e por ai vai, a leitura é algo pessoal, cada tem um gosto, cada um vai entender e aceitar o livro de um jeito. Como diz o velho ditado: Gosto é igual bunda, cada um tem a sua. O jeito é ler o que agrada e ser feliz e ponto.
    Brubs
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  14. Eu odeio quando isso acontece, se eu não gosto de determinada coisa eu sei que outra pessoa pode gostar, se eu puder expressar a minha opinião, irei, mas sempre citando que "Eu achei" ou "Eu senti", e obviamente, irei ouvir o outro, e sempre há coisas a acrescentar, não importa qual livro seja e qual gênero.

    Ótimo post
    Olá,
    Eu gostei da premissa, acho que pode ser uma historia bem legal e dá para você ir publicando no wattpad, pode conseguir vamos seguidores lá. Boa sorte e continue escrevendo.

    Beijos
    http://entaotudoaconteceu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Beank, tudo bem?
    Sabe, eu amo ler. Não é só um modo de falar, eu realmente sou apaixonada por histórias, sejam elas contadas em um filme, em uma música, em um livro, em uma peça de teatro. Pois acredito que nas histórias temos vida. Mesmo nas fictícias há vida, valores, que o autor quer compartilhar. Então, concordo com você quando diz que o que me faz chorar, pode não fazer você chorar. Leitura é algo pessoal.
    Adorei como começou o blog. Sucesso!!!!!!! Já estou te seguindo.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila.
      Sabe, eu acho q literatura é um sonho. Uma pessoa que sente e vive em mundos criada por ela mesma e que de repente se vê disposta a dividir isso com os outros, mostrar o que se passa na cabeça dela, sabe? Isso é para mim é sinônimo de coragem, o que tem muito valor e é isso que torna a leitura bem pessoal. É por isso que leitura em si já merece respeito.
      Obrigada por seguir <3
      Bjs.

      Excluir
  16. Olá!
    Eu acho que sempre haverá críticos para tudo o que fazemos. Isso só me faz perceber que a nossa própria opinião sobre o que fazemos é que deve ser realmente valorizada. Se dependesse do que dizem, não teria conhecido livros que achei ótimos! A avaliação alheia sobre o que leio não deve determinar minha própria experiência com determinado livro. Já avaliei negativamente livros que muitos leitores gostaram. Da mesma forma, já avaliei positivamente livros que muitos leitores não gostaram. A verdade é que cada livro tem o seu leitor e só saberemos se somos tal especial pessoa se nos permitirmos a aventura das suas páginas. Só posso dizer que não me incomodam as críticas, sabe? Eu gosto de gêneros que têm poucos fãs… Adoro shifters! Geralmente, os romances eróticos que os envolvem me deixam eufórica. Fazer o quê? Haha. Da mesma forma, também gosto de alguns livros "modinha" e não me arrependo de ter lhes dedicado meu tempo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine.
      Concordo com você e me identifico porque também tenho muito disso de gostar de livros que não agradam muitas pessoas, como as vezes também me rendo a uns bons clichês. Por tanto acho bobeira rotular o que é bom ou não, o que é literatura ou o que não é, porque ninguém é igual, como eu já disse para mim leitura é leitura e se você está lendo isso já é ótimo.
      Bjs, Beank

      Excluir
  17. Olá!!!
    Super concordo com tudo que escreveu. O que vamos ler é uma escolha de cada um, se é best ou não, erótico, romance, aventura a leitura quem faz é você e cada um tira daquele livro os ensinamentos que acha necessário. Existem muitos críticos por ai, eu gostaria que tivesse mesmo mais leitores, independente do gênero escolhido. Parabéns pelo primeiro texto do blog, desejo sucesso e que a cada dia cresça mais.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  18. Olá Beank! Realmente temos muitas coisas em comum srsr! Como disse no comentário anterior não sou muito a favor destas classificações. Sabe, leio o que gosto, o que me interessa. E penso que as pessoas devam ser livres para fazer isso também. Acho que nossa ação maior como leitores é "cututar" para que mais pessoas criem o hábito da leitura e não escolher o que elas têm que ler ou deixar de ler!

    Um super abraço!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir


©