segunda-feira, 25 de maio de 2015

Mais rodada que clichê em literatura.


  Ain, mas que clichê!
  Sua história é boa, porém clichê.
  Li aquela história, é muito chichê
  
   Notam alguma semelhança entre as frases?
  
   Sim, elas são ofensas.
  
   A palavra clichê se tornou um tipo de xingamento, um daqueles bem ruins. E Caso você tenha alguma dúvida quanto a isso chegue até um autor que seja seu conhecido, lhe diga sobre a história clichê que ele escreve e veja em primeira mão as lágrimas correrem pelo rosto do pobre coitado.

   E é curioso a forma como isso acontece. Digo porque já vi não uma ou duas, mas dezenas de pessoas criticando o uso do clichê e para essas pessoas peço desculpa, porque amigos, eu amo um bom clichê. 


    
   Nenhum livro de colorir me relaxa mais que uma história engraçada e tranquila (mesmo que previsível) tanto que li a trilogia ‘A Seleção’ (um tanto clichê) em questão de dias. Não posso evitar, é simplesmente muito apego.
   No fim existem MUITOS tipos de clichês e eu pessoalmente duvido que nenhum deles lhe apeteça.

  “Mas você não pode me obrigar a gostar de algo assim.”

   Claro que não, e nem tentaria, cada um tem um gosto especifico e nele não ouso me intrometer. Mas gostaria muito de entender o que significa um: "É bom, porém clichê". Sempre vou questionar a existência desse ‘porém’ pois é ele que torna o clichê uma especie de ofensa. Originais são ótimos? Sim, com certeza! Mas clichês também são, a sua maneira, para quem os aprecia.



    E vocês, tem algum clichê que não suportam ou um que amam? Dividam comigo. Eu adoraria saber. (eu, por exemplo, amo clichês de comédia romântica ((me julguem)) mas não curto muito clichês de histórias com banda estilo fanfic e tudo mais) 
  Bjs e até a próxima.
   
    

   




Comente com o Facebook:

28 comentários:

  1. Eu curto um clichê. Quando bem escrito são bem vindos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Acho que a maioria das histórias que leio são clichês hahaha Como gosto de romances, é um dos gêneros que mais leio e é difícil fugir disso. Acho que ser clichê não é um ponto negativo, mas sim a maneira como a história é desenvolvida. Se a história é pouco original, mas bem escrita, com personagens encantadores e bem construídos, pouco importa ser clichê ou não, continuará agradando os leitores e sendo um bom livro. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amo Clichês!
    Acho que são de uma beleza óbvia e escondida ao mesmo tempo.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oii!

    Não gosto muito de livros clichés, mas eu respeito quem gosta e concordo com você, algumas pessoas usam isso como um xingamento e isso é horrível!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  5. Não me importo se o livro/filme é clichê ou não! Se bem feito vai agradar a todos!

    Beijokinhas!

    ResponderExcluir
  6. ah, haha, não acho que cliche seja um xingamento, pelo menos quando eu uso, rsrs, euamooooo cliches, mas entendo que realmente algumas pessoas estavam associando a palavra a algo ruim e chato, rodado :p
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Acho que "clichê" não se tornou um xingamento, flor. Disso discordo de você. Tudo depende do contexto e da intenção de quem se expressa com tal palavra. Eu adoro clichês, mas não consigo apreciá-los quando leio muitos livros seguidamente com tal ênfase. Preciso de novidades entre eles. Preciso de livros impactantes, polêmicos e ousados. Os clichês são o que me fazem apreciar uma tarde preguiçosa, que me encantam e me fazem ter aquela certeza de que não terei meu coração quebrado no final… Aliás, finais felizes são clichês, mas adoro o sentimento BOM que eles me trazem. Como se tudo pudesse ser resolvido com amor.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Bianca
    Eu confesso que não sou muito fã dos clichês
    Prefiro um livro que me tire do sério do que um que eu já saiba o que vá acontecer
    Porém, eu adoro um 'bom' cliche para relaxar.
    Sabe quando eu já cansei de ler livros que me exaustem e me fazem pensar?
    Então eu corro para o bom e velho cliche, para poder rir, me divertir, ou até mesmo chorar!

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá; eu pensei muito se usaria essa palavra ou não em uma resenha que postei hoje, já que normalmente fico triste quando faço uma resenha super caprichada de uma leitura que gostei e alguém comenta que não se interessou pelo livro por ele parecer ter uma história clichê. Acho que não importa se é uma trama clichê e já bastante explorada, não é só isso que vai fazer a obra ser boa ou ruim, o que importa é se tocou que leu/viu/ouviu de alguma forma.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Clichê não é sinônimo de ruim, até porque o que é ruim para uns nem sempre é para outros. Acho que deve ser desagradável para um autor que teve uma trabalheira danada para escrever e depois publicar, ouvir que o leitor não vai dar uma chance a obra por aparentar ser clichê. Claro que ninguém é obrigado a gostar de nada, mas que magoa, magoa hahaha.

      Excluir
  10. Eu li sua postagem e me lembrei de uma frase que minha amiga falou recentemente. "Virou clichê falar que uma historia é clichê", e realmente concordo com ela. Eu particularmente assim como você também sou chegada em um bom clichê, só não concordo no ponto em que você diz que clichê é um xingamento, isso depende muito de como a pessoas se expressam. ;)

    bjuus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e a frase de sua amiga me lembrou algo que uma conhecida uma vez me disse.
      "Já escreveram de tudo, o que nos resta agora é reinventar" acho que isso contém um pouco do ser clichê, em literatura :)

      Excluir
  11. Oiee ^^
    Não me importo se os personagens se apaixonam à primeira vista e ficam juntos no final, eu AMO clichê ♥ Confesso que nunca vi essa palavra como xingamento, mas realmente, dizer que o livro de tal autor é um tremendo clichê deve magoar, eu não gostaria que dissessem isso para mim. Mas novamente, AMO clichês ♥♥♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Amo um clichê também, e não sei porque veem isso como ofensa. hahaha
    Adoro comédia romântica também <3 Ou aquelas YA ou NA *-*
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Oi,

    Eu adoro clichês, mas acima de tudo amo o respeito! Acredito que cada um tem sua praia, sendo clichê ou não! Quem não gosta de um bom drama, desses que transbordam a vida em uma amor daquele? Se não gosta, não precisa ofender, apenas fique com o seu clichê, de achar tudo clichê! rs

    Beijos
    Psiu! Silêncio Que Eu To Lendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha
      Acho que virou tipo uma mania, sabe? Chamar de clichê é bem fácil. Eu gosto de clichês e mesmo assim acho muito difícil achar uma história que só tenha clichê, talvez as pessoas procurem demais por ele.

      Excluir
  14. Oii
    Adorei o post, não entendo porque seria uma ofensa. Tenho que dizer que amo clichê, não tem como todo mundo acaba lendo um e acho q a vida precisa muito desses clichês! Um romance assim então... Melhor ainda!


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oieee!!!
    Também amo clichês, amo aqueles romances melosos do Nicholas que muita gente diz ser clichê, amo triangulos amorosos e acho que nunca vou me cansar deles não importa se são clichês ou não.
    Clichê (ofensa) são essas pessoas que acham tudo clichê.
    Amei o post.
    Parabéns pelo blog, estou seguindo.
    ;**

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi oi, como vai?
    Não acho que as pessoas usem clichê como ofensa, na verdade não sei como usam, mas acho que não seja ofensa.
    Eu particularmente não sou a maior fã de clichês, principalmente porque a maioria vem de romances e não curto romances, mas tem alguns que são necessários e fazem diferença, o ruim acho que é quando usam clichês em excesso em um livro, acho que fica chato.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Excelente texto, e sabe?
    Eu também adoro clichés, não vivo sem eles e não me importo com o que vão falar, rsrs!

    A. Libri

    ResponderExcluir
  18. Cara, um livro pode ser ótimo, mas também pode ser clichê, não acho que seja insulto, se lágrimas caírem do olhar de um escritor, "veío", você não serve para essa vida... Bom, particularmente, eu adoro clichês, não há muito o que inovar hoje em dia, i grande diferencial é a escrita do autor, tudo, eu acho, depende dela! Adorei o post!

    Clichê é passado, clichê é presente, clichê é futuro! Clichê é vida!!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Beank, tudo bem?
    Olha, eu não me importo nem um pouco com o que as pessoas chamam de clichê, pois também adoro um bom clichê. Na verdade, nem sei exatamente o que se chama de clichê. Pois se formos ver, o gênero romance, vai trazer o quê? Um romance, então, se ler 100 livros de romance, vai encontrar 100 livros semelhantes, porque são todos romances!!!!!! Isso é só um exemplo. Se o gênero é o mesmo, vai encontrar as mesmas características e por terem as mesmas características, são clichês? Adorei o tema da sua postagem.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Eu amo clichês! Principalmente romances bobinhos de melhores amigos ou de pessoas q se odeiam e depois de amam! Ahaha e realmente não vejo nada errado com isso.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  21. Oie! Tudo certo?

    Alguns clichês me irritam, outros nem tanto. Por exemplo, detesto histórias melosas de amigos de infância que você sabe que ficarão junto. Por outro lado, adoro clichês em fantasia! São os melhores =) E concordo com a frase da foto... A vida é clichê, o resto é plágio.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  22. Olá! Minha primeira vez aqui e já me encontrei! =D Vejo que temos opiniões bem parecidas. Eu adoro clichê, ponto final! *-* Acho que as pessoas vão criando categorias para classificar as coisas e depois, lá no meio do caminho temos aquela segregação mesmo que inconsciente... Por isso adorei sua colocação. Falemos sim do clichê, mas sem o porém. Também acredito ser uma forma de ofensa.

    Enfim...
    Abraço!

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  23. Uma vez eu li uma matéria sobre clichê e descobri que boa parte do que a gente acha que é clichê são simplesmente manobras necessárias no desenvolvimento de uma história. Elementos necessários para compor um tipo de genero literario. Fiquei bem impressionada. Eu, particularmente amo clichês.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  24. Já escrevi em diversas resenhas trechos como "a autora usou elementos um tanto clichês" ou "é um romance cheio de clichês" mas a maioria desses livros resenhados ganharam 4/5 estrelas e alguns até entraram para os favorito, então: gosto de um clichê sim e pronto. Não ganham das histórias originais e arrebatadoras, mas nos enchem de nostalgia até porque já lemos algo assim antes...
    Adorei o post e conhecer sua opinião sobre o assunto.
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bom?
    Essa relação de ódio com o clichê é algo que sempre vejo presente nas resenhas literárias. O povo se incomoda demais e parece que tudo é clichê. Bom, o clichê que mais me irrita são os triângulos amorosos. Eu fujo deles.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


©